domingo, 14 de novembro de 2010

Matemática e Escher

A biografia do artista:


O trabalho deste artista holandês, em boa parte, está ligado intimamente à matemática. Ele dizia as seguintes palavras:
"Eu freqüentemente sinto ter mais em comum com
matemáticos do que com meus colegas artistas", ou "Minha afinidade
sobre os fenômenos naturais é
provavelmente decorrente do meio no
qual eu cresci: meu pai e três de meus
irmãos tiveram treinamento em
ciências exatas ou engenharia, e eu
sempre tive o enorme respeito por
essas coisas".

Como Escher poderia ter "descoberto" figuras que se encaixassem tão perfeitamente como as que encontramos em seus Mosaicos? Ele dá movimento, nos seus trabalhos, a peixes, pássaros, répteis e figuras humanas que os compõem. No Centro de Ciências aqui da cidade de São José do Rio Preto, passamos aos nossos visitantes quais as visões matemáticas que podemos ter a respeito dos quadros deste artista tão fantástico. Segue algumas fotos da mostra que temos aqui e alguns links que sugerem boas interações com suas obras:


Temos na imagem que segue, o ponto fundamental desta obra de Escher, entitulada "Répteis", que trata de geometria, rotação e mais profundamente de área do hexágono. A partir de um único hexágono, Escher consegue tirar pequenas partes deste, que comporão os seus próprios membros, como a cabeça, as patas e o rabo. Veja:

Obra "Répteis" original


Explorando a isometria, Escher pode mexer com a rotação, a translação, a reflexcão e a translação com reflexão para mostrar diversos aspectos geométricos. Nesta obra que aqui mostro, este artista inacreditável, a partir de uma base em forma de hexágono, nos mostra um réptil fabricado a partir dela. 

No site http://www.uff.br/cdme/jogos_artisticos_geometricos_eletronico/index.html, temos diversas atividades que dizem respeito a esta obra, com todas as suas particularidades. Aproveite e entre já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores